Aconteceu no último domingo (29) em Balneário Camboriú a fase final da 15ª Copa Catarinense de Futsal. Pelo segundo ano consecutivo Guarani e Figueirense fizeram a grande final da competição. O Figueirense chegou a final após empatar (1x1) o jogo e vencer nos pênaltis a equipe do Futgol/JEC. Já o Guarani superou a equipe do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul por 4x1 e também se garantiu na finalíssima. 

Em 2015 o Figueira venceu o Guarani por 4x2 ainda pela categoria sub 11. Em 2016 as duas equipes voltaram a se enfrentar novamente na grande final do campeonato, mas dessa vez pela categoria sub 12. Praticamente os mesmos atletas de ambas as equipes realizaram uma grande final, diferente do ano passado, quando o Figueira foi absoluto e venceu com tranquilidade. Dessa vez o jogo foi equilibrado do início ao fim do confronto. Por duas vezes o time da capital esteve a frente do placar e o Guarani foi buscar o empate e teve inúmeras oportunidades de passar a frente, mas a sorte não esteve do lado dos meninos brusquenses, que por 4 vezes acertaram a trave do goleiro adversário e, a dois minutos do fim o castigo: o terceiro gol do Figueirense, que garantiu o título.

"Lamentamos por não ter conseguido o título, mas saímos de cabeça erguida pela grande partida que fizemos diante de uma das maiores forças do estado. Não devemos nada a eles nesta final, muito pelo contrario, jogamos muito mais que eles e, além das 4 bolas na trave que colocamos, tivemos mais que o dobro de finalizações, porém foram mais eficientes que a gente. Diferente de outras partidas que nos enfrentamos e eles sempre muito superiores, desta vez o jogo foi sempre muito equilibrado. Por estes motivos, nós da comissão técnica estamos muito orgulhosos destes meninos".

15ª COPA CATARINENSE DE FUTSAL (Categoria Sub 12)

Semifinais:

Figueirense 1 (4) x (3) 1 Futgol/Jec

Guarani/FME Brusque 4 x 1 Colégio Evangélico Jaraguá

Disputa 3º/4º:

Colégio Evangélico Jaraguá 2 x 0 Futgol/Jec

Final:

Figueirense  3 x 2 Guarani/FME Brusque